Sociedade Brasileira de Herpetologia

image Social SBH:

Introdução à Lista Brasileira de Répteis


Esta é a nova versão da já tradicional Lista Brasileira de Répteis, divulgada através da página da SBH desde 2004, quando começamos a computar os répteis ocorrentes no Brasil (à época com 631 espécies estimadas).

Os leitores que a consultam regularmente perceberão que nós acrescentamos novas informações e a estamos apresentando em novo formato: um quadro com colunas para inserir dados de cada táxon, ao invés de uma simples lista corrida das espécies levantadas.

Entre as novidades da nova versão destacamos:
a) apresentação como arquivo PDF, ao invés de HTML;
b) disponibilização das versões anteriores datadas e também em PDF;
c) data de fechamento da Lista, mostrando até que momento a Lista pode incorporar novidades taxonômicas publicadas no ano;
d) destaque para espécies adicionadas à Lista, tanto descrições novas quanto registros novos para o Brasil;
e) destaque para táxons excluídos da última versão da Lista para a atual, após avaliação mais rigorosa e percepção da inexistência de registros dos mesmos para o Brasil;
f) notas de rodapé explicativas, especialmente a respeito de opiniões de ordem taxonômica, de nomenclatura ou de autoria divergentes das adotadas na Lista;
g) inclusão de táxons a nível subespecífico, com o objetivo de expor a correta diversidade de répteis apresentada pelo Brasil;
h) inclusão de diversos níveis taxonômicos além de ordem e família;
i) inclusão dos autores de todos os níveis taxonômicos considerados; e
j) informações indicativas de táxons endêmicos e não endêmicos do Brasil.

A presente Lista de espécies e subespécies foi formada e organizada por This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  e  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  que assumem total responsabilidade pela compilação de dados aqui apresentada. A despeito da autoria citada, a Lista também contou com a colaboração de diversos pesquisadores, não apenas brasileiros, não somente herpetólogos.

Nós, autores da Lista Brasileira de Répteis, evitamos fazer julgamentos de valor sobre os resultados taxonômicos que extraímos das publicações que incorporamos à mesma. Nossa política de preparação da Lista estabelece a obrigatoriedade de adotar todas as mudanças taxonômicas e/ou de nomenclatura publicadas em veículos adequados (mormente revistas indexadas), mesmo quando temos posições pessoais discordantes das mudanças propostas.

Com essa atitude objetivamos nos manter imparciais, uma vez que a Lista é divulgada através da página de uma sociedade que congrega herpetólogos com visões eventualmente distintas, algumas vezes até opostas e conflitantes. Assim, as alterações reproduzidas de forma acrítica na Lista são mantidas até que novas publicações venham a rechaçá-las com argumentos taxonômicos e/ou novas propostas de arranjos dos táxons envolvidos.

Por conta dessa característica do modus operandi da Lista, ficamos ao sabor das propostas lançadas quase que mensalmente na literatura especializada, o que nos dá trabalho constante e gera indignação nos leitores menos afeitos à instabilidade da sistemática de répteis.

Nesse sentido, cabe esclarecer que a taxonomia animal, antes fortemente subordinada às opiniões dos especialistas mais respeitados, ganhou crédito maior quando passou a refletir propostas determinadas filogeneticamente. A partir de então a taxonomia animal tomou ares de ciência bem feita, não mais estipulada apenas pela autoridade deste ou daquele pesquisador. Portanto, a volubilidade a que hoje os arranjos taxonômicos estão sujeitos, nada mais é do que a velha e boa Ciência sendo levada a sério, buscando traduzir, nos nomes dos táxons e em seu ordenamento dentro da hierarquia dos grupos, a “verdadeira” posição que as espécies ocupam na natureza.

Riqueza de Répteis no Brasil

Até o momento (dezembro de 2015) a fauna de répteis do Brasil consiste de 773 espécies, mais 46 subespécies, totalizando 819 táxons, divididos em Testudines (36 spp.), Crocodylia (6 spp.) e 731 Squamata (“Lagartos”, 266 spp.; Amphisbaenia, 73 spp.; e Serpentes, 392 spp.).

 

Clique aqui para download da lista

 

LISTAS DE RÉPTEIS ANTERIORES PARA DOWNLOAD:

 

Lista Répteis 01 – março 2005

Lista Répteis 02 – junho 2005

Lista Répteis 03 – outubro 2006

Lista Répteis 04 – janeiro 2007

Lista Répteis 05 – abril 2007

Lista Répteis 06 – setembro 2007

Lista Répteis 07 – maio 2008

Lista Répteis 08 – outubro 2008

Lista Répteis 09 – maio 2009

Lista Répteis 10 – outubro 2009

Lista Répteis 11 – março 2010

Lista Répteis 12 – junho 2010

Lista Répteis 13 – outubro 2011

Lista Répteis 14 – dezembro 2011

Lista Répteis 15 – setembro 2012.1

Lista Répteis 15 – september 2012.1 – english

Lista Répteis 16 – dezembro 2014

 

 

BetFair F.BetRoll UK Bookies
Top United Kingdom Bookmakers http://betroll.co.uk/